O Município de Macururé localizado na região Nordeste do estado da Bahia em plena região semiárida passou a fazer parte do grupo de 95 municípios do semiárido nordestino, integrantes da pesquisa nacional de monitoramente e alerta de desastres naturais.

Nessa segunda feira 07 dezembro foi realizada na Comunidade Riacho Fechado- Macururé –Bahia, a instalação da estação meteorológica do CEMADEN com objetivo de afinar os estudos sobre o comportamento climático e as consequências das mudanças climáticas na região do semiárido e sobre tudo no município de Macururé e cidade circunvizinhas. Essa estação proporcionara previsões do tempo mais precisas para toda essa região, e contará com a parceria da Prefeitura Municipal de Macururé através da sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Pecuária.

O monitoramento agrometeorológico no semiárido é o passo inicial essencial no planejamento de estratégias de manejo de riscos possibilitando o desenvolvimento de sistemas de alerta relacionados com o monitoramento de secas e de longas estiagens. Índices de seca, por exemplo, poderão ser usados para avaliar os níveis de risco de seca e a consequente associação com os riscos de colapso de safras. Dados agrometeorológicos de alta qualidade serão coletados em uma rede constituída de 95 PCDAgro (Plataformas completas de coleta de dados agrometeorológicos) e de 500 PCDAqua (Plataformas de coleta automática de dados pluviométricos e de umidade do solo), distribuídas em municípios representativos da agricultura familiar nas diversas microrregiões dos estados que compõem o semiárido brasileiro.

O semiárido brasileiro é constituído por 1.135 municípios pertencentes a oito estados do Nordeste (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) e ao norte de Minas Gerais, abrangendo uma área de 980.133,079 km². Essa é a região semiárida mais populosa do planeta, com uma população de 22.598.318 habitantes, de acordo com o IBGE (2012).

O projeto do CEMADEN: “Sistema de previsão de risco de colapso de safras no semiárido brasileiro” contribuirá para a geração de produtos, baseados em análises de risco agrometeorológico, que auxiliarão o agricultor familiar no planejamento e na tomada de decisão de suas atividades agrícolas relacionadas com definição da data de plantio, escolha da cultura ou cultivar em função da duração do ciclo, manejo do solo, aplicação de fertilizantes e controle de pragas e doenças

Serão feitas medições contínuas das seguintes variáveis agrometeorológicas, que caracterizam o ambiente físico do semiárido: temperatura do ar, umidade relativa do ar, precipitação, direção e velocidade do vento, radiação solar global, saldo de radiação, temperatura e umidade do solo (em quatro níveis). A transmissão automática dos dados será feita via sinal de telefonia móvel (GPRS) e alimentação de energia através de painel solar.

Para mais informações a respeito click no link a baixo: