PESQUISA NACIONAL MOSTRA DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DE MACURURÉ

Áreas como saúde, educação e emprego e renda levaram Macururé a obter a 241ª colocação no ranking dentre os 417 municípios baianos, de acordo com o estudo desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Trata-se do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) que acompanha a evolução socioeconômica dos 5.565 municípios do País.

Nesse levantamento, feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro o avanço de Macururé foi alavancado pelas áreas da saúde, educação, emprego e renda, conforme dados anuais gráficos, colhidos pela Firjan.

Ao fazer criteriosa análise dos Índices Firjan de Desenvolvimento Municipal, constatando a evolução favorável de Macururé, onde a prefeita Silma Eliane ressalta que 2009 foi um ano de crise financeira para todos os municípios do Brasil, onde a arrecadação do IFPM caiu em torno de 30%. Logo em 2010, iniciou-se a pior seca dos últimos 50 anos no Nordeste o que levou os municípios do semiárido baiano, como Macururé, a enfrentar grande dificuldade financeira para combater a seca.

Apesar do panorama financeiro difícil que se encontrava Macururé, durante todos esses anos, a prefeita Silma Eliane não hesitou em investir de forma acentuada em áreas essenciais como saúde, educação, emprego e renda. Podemos comprovar esses investimentos através da aprovação das contas da prefeita Silma Eliane pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), durante o primeiro mandato onde todos os índices de investimento em saúde e educação foram cumpridos e ultrapassados o percentual mínimo de investimento.

Para a prefeita Silma Eliane, o investimento em saúde e educação é prioridade.  Na saúde, ela lembra que investiu em mais transportes, construção de novas unidades de saúde, contratação de  novos profissionais de saúde com novas especialidades, contratos com clínicas particulares para exames de emergência. Garantindo dessa forma melhor atendimento a população. Além disso, o município foi contemplado com o programa   SAMU  que desde 2012 está em pleno funcionamento para o atendimento edeslocamentos de pacientes  fora de domicílio em casos de emergência.

Na área da educação, houve a ampliação na rede municipal de ensino com o aumento do número de alunos, consequentemente, houve aumento no quadro de professores, construção de novas salas de aula, bem como aquisição de material permanente e valorização do quadro de profissionais da área. Investimento na formação inicial de professores com a implantação de uma Faculdade em nosso município que oferta cursos de Matemática, Pedagogia e Língua Portuguesa. Desse modo cresceu o número de professores licenciados que atendem a rede municipal.  Além disso, esse ano foi aberto duas turmas de pós-graduação, uma em Psicopedagogia e outra em Estudos Linguísticos e Literários.

No que se refere à geração de emprego e renda a prefeita Silma Eliane já fez a adesão ao Pronatec  para que os jovens e adultos possam se profissionalizar  com uma formação adequada.  Além disso, em parceria com a Secretaria de Ação Social Geração de Emprego e Renda, e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) têm ofertado cursos profissionalizantes a jovens e adultos de nosso município, tais como: pintura em tecido, curso de manicure, corte e costura, arte em biscuit.

Macururé continua no caminho certo do desenvolvimento, ofertando mais saúde, mais educação, ampliando oportunidades, melhorando a vida de seus cidadãos, onde podemos ver os resultados das mudanças que implantamos nas ações estabelecidas resgatando a autoestima da nossa população e o desenvolvimento nas diversas áreas.

A Prefeita Silma Eliane afirma “se foi difícil investir em momentos de crise, imagine agora que superamos a seca e estamos em novo momento, onde grandes ações, projetos e obras já foram implantados nos quatro cantos do Município, como a pavimentação de ruas que já está acontecendo na sede e logo nos Povoados de Macururé.”.

Macururé, Cidade Forte Povo Feliz.