SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACURURÉ - PASSEATA PARA PREVENÇÃO CONTRA A AEDES AEGYPT NO POV. FORMOSA

FORMOSA-BA: COMUNIDADE ESCOLAR E PROFISSIONAIS DA SAÚDE FAZEM PASSEATA EM CAMPANHA CONTRA O AEDES AEGYPTI

Na manhã desta quarta-feira (22), O corpo docente e discente das escolas do Povoado Formosa, no município de Macururé-BA, juntamente com profissionais da saúde, realizaram uma passeata pelo centro do povoado em combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças como a Dengue, chikungunya e Zika Vírus.
A passeata começou por volta das 09h00min. Alunos e professores carregaram faixas e cartazes alertando a população local para o trabalho de prevenção e combate ao mosquito. Frases de efeito também foram pronunciadas durante a passeata.
Em uma das praças da comunidade, a enfermeira Janilma Ribeira destacou os cuidados que devemos ter para acabar com o mosquito e também falou sobre as principais doenças que ele vem causando e que traz muita preocupação nos dias atuais. Esteve presente também a Drª Isabel, a técnica de enfermagem Janeide Brito, o agente de saúde José Joaquim, entre outros.
A diretora Cláudia Rejane e a professora Genelicia também se pronunciaram e reforçaram a campanha.
Uma paródia, conduzida pela professora Derilene Barreto, foi encenada por alunas da Escola Ana Nery. A jovem cantora Tífany Naiara, acompanhada de um violão, também cantou uma paródia sobre as doenças transmitidas pelo mosquito.
Espera-se que campanhas como essa se repitam e que a execução possa ser mais direta para que o efeito seja mais eficaz. Ou seja, o ideal é ter uma preparação maior dos alunos e demais servidores das escolas, visitas nas residências para conscientização das pessoas, além de limpeza e eliminação de possíveis locais de reprodução do mosquito. É uma campanha que deve durar muitos dias ou até meses e não apenas um dia isolado, pois o assunto é sério. A Dengue, a chikungunya e a Zika Vírus estão aí, e elas não vieram para brincar.