ADOLESCENTES DE MACURURÉ PARTICIPAM DO 3º ENCONTRO BAIANO DE ADOLESCENTES DO SEMIÁRIDO.

ADOLESCENTES DE MACURURÉ PARTICIPAM DO 3º ENCONTRO BAIANO DE ADOLESCENTES DO SEMIÁRIDO

Identificar as necessidades específicas dos adolescentes e jovens que vivem no Semiárido, estabelecer mecanismos de intercâmbio de experiências entre adolescentes e educadores e discutir as políticas públicas infanto-juvenis, executadas pelos órgãos da administração pública nas esferas federal, estadual e municipal. Estes são os objetivos do III Encontro Baiano, a voz dos adolescentes do semiárido.
O encontro reuniu adolescentes da rede pública de educação, com idades entre 15 e 18 anos, que tenham participação ativa em projetos sociais. Neste ano, participam moradores dos municípios de Abaré, Glória, MACURURÉ, Rodelas, Paulo Afonso, Andorinha, Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Ponto Novo, Pindobaçu, Senhor do Bonfim, Tucano, Itiúba, Santa Bárbara, Monte Santo, Olindina, Inhambupe, Alagoinhas, Saúde, Caldeirão Grande, Filadélfia, Jaguarari, Sátiro Dias, Uauá, Canudos, Araci, Barrocas, Serrinha e Teofilândia.
A programação incluiu oficinas simultâneas para adolescentes e educadores, exibição de filmes, debates e atividades esportivas. Também foram realizadas oficinas de comunicação conduzidas pelo Jornal A Tarde e pela Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura. A programação incluiu, ainda, uma visita ao Complexo Hidrelétrico da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).
Ao final, os jovens elaboraram uma agenda de trabalho para ser executada em cada município até dezembro de 2014. Com essa agenda, os jovens pretendem sensibilizar os gestores públicos para que priorizem ações que beneficiem crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido Baiano.