CONASEMS REÚNE PREFEITOS E SECRETÁRIOS DE SAÚDE DE TODA A BAHIA PARA ESCLARECER DIFICULDADES SÉRIAS QUE OS MUNICÍPIOS IRÃO PASSAR EM 2016.

A Prefeita de Macururé Silma Eliane participou no dia 21 de outubro de 2015, de reunião na UPB, onde foi esclarecida a situação da saúde no Brasil com graves reflexos para os estados e Municípios, em face da crise financeira que assola o Brasil.

O Presidente do Conselho Nacional de Secretários, Mauro Guimarães, esclareceu que em 2014 a união ficou com déficit, na área de Saúde com os Municípios e Estados em torno de 9 bilhões e que estas despesas foram pagas em 2015. O déficit para 2015 está previsto em 13 bilhões, que poderão ser pagos em 2016.

O mesmo não se repetirá referente ao ano de 2016, que o déficit está previsto para ficar em torno de 16 bilhões; e o mais grave será que estas despesas não poderão ser pagas em 2017, porque no orçamento do governo foram cortadas despesas com Saúde. E a grande surpresa desagradável é que além da união não pagar aos municípios e estados às dívidas que irão restar de 2016, a união também não terá condições financeiras e nem orçamentária para repassar aos estados e Municípios recursos financeiros referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016, resumindo estados e municípios irão ficar sem receber um centavo para a saúde nos três últimos meses do ano de 2016, são as previsões.